Pular para o conteúdo

Divisor de Águas Vampíricas

29/04/2012

Fala pessoal! Bem, há algum tempo escrevi sobre este livro em certo site que agora não me lembro. Fuçando em meus arquivos, encontrei este texto e decidi publicá-lo aqui no blog. Espero que gostem, afinal, estou recomeçando a dar mais atenção ao blog. Espero que gostem!

“Escreverei aqui o que acredito ser uma das leituras que não podem faltar para quem gosta de vampiros. Não pense que se trata de mais um livro de terror, cheio de sustos, crucifixos e estacas estourando peitos, enquanto os mocinhos tentam se salvar e destruir a grande criatura maligna. Entrevista com o Vampiro é, sem dúvidas, a obra-prima de Anne Rice. Nele, ela descreve o que seria um encontro entre um jornalista e um vampiro. A história leva-nos, em um flashback, pela vida do narrador, o vampiro Louis, desde a sua morte como humano, transformação em vampiro, até os dias atuais. Em seu primeiro dia como vampiro, Louis recebe a tutela de seu criador, o vampiro Lestat, que o ensina sobre a arte de viver uma pós-vida de luxos, dentre a aristocracia, sem revelar sua verdadeira natureza. Mas Louis não se livra facilmente do sofrimento de se alimentar de outras pessoas e Lestat acaba por dar a seu amigo uma companheira, uma inocente criança. Lestat transforma Claudia em uma vampira para que essa seja a companhia de Louis e também para que ela possa ser a pupila que Louis nunca teve, achando que ela é nova demais para se importar com os humanos. Os anos passam e revelam que Claudia, apesar do rosto angelical, é, na verdade, uma vampira fria. Ela, aos poucos, percebe que nunca envelhecerá e isso lentamente a enfurece e coloca Claudia contra aquele que a criou…

Sim, existe terror em Entrevista com o Vampiro, ele vem mostrando o horror que é descobrir essa nova realidade dia-a-dia. E esse é o papel do personagem Louis, passar ao escritor que escuta sua narrativa todo esse sofrimento. E isso é alcançado plenamente, por meio de uma ótima descrição na trama, mostrando a genialidade de Rice. Resumindo, essa é uma das mais marcantes obras do gênero.
Assim como Drácula, de Bram Stoker, Entrevista com o Vampiro consegue, por meio de uma trama fascinante e intrigante, se imortalizar na galeria dos grandes livros sobre essa imortal criatura, o vampiro.”

No comments yet

Deixe um comentário